Cuidar do seu carro vai muito além do visual, ou então focar apenas no motor, são diversos elementos que necessitam de atenção e cuidado específico. Hoje trouxemos para você dicas de como cuidar dos seus radiadores, confira!

Manter seu radiador revisado é essencial se você quiser o bom funcionamento do seu motor, para evitar desgastes prematuros de peças e tendo bom desempenho e economia de combustível. A manutenção do radiador é uma parte integral da “saúde total” de seu veículo, porque o motor tem que funcionar em uma temperatura ideal de acordo com cada fabricante é de 95ºC até 105ºC, a fim trabalhar corretamente.

Se seu motor superaquecer, por exemplo, você terá um custo mais alto de manutenção corretiva do que se você prosseguir com manutenção preventiva em oficinas especializadas. O seu bolso agradece!!

 

sistema de arrefecimento controla a temperatura do motor a combustão de um automóvel. Nos automóveis mais antigos existia somente a preocupação de se dissipar o calor gerado pelo motor, com o tempo os automóveis passaram a aproveitar a energia calorífica gerada pela combustão para seu desempenho e durabilidade, passando a dotar de um controle mais estável e preciso da temperatura sob variadas condições de uso, como temperatura ambiente e pressão atmosférica e carga do veículo. Nos automóveis, sobretudo nos modernos, dotados de gerenciamento eletrônico do motor, qualquer mudança na sua temperatura é alterado a quantidade de combustível injetado e o ponto de ignição. 

Portanto quando o sistema de arrefecimento trabalha na temperatura ideal o motor terá maior durabilidade, menor desgaste e atrito, maior economia de combustível, menos manutenção, emitirá menos poluentes e aumentará seu desempenho.

sistema de refrigeração é um sistema fechado/selado. Este sistema vem montado desta forma de fábrica porque raramente precisa de algum tipo de manutenção, exceto pela troca dos líquidos contidos em seu interior. Alguns fabricantes recomendam a troca da solução a cada 30.000 km, ou uma vez ao ano. Caso você tenha que completar o nível do líquido de arrefecimento com frequência é provável que haja algum tipo de vazamento, fique atento!

Além de possíveis vazamentos, ao longo do tempo dentro do sistema de arrefecimento, começa um processo de acúmulo de partículas (impurezas da água, corrosão das galerias, aditivos de má qualidade, detritos das mangueiras, etc.) que podem comprometer o funcionamento do sistema, provocando superaquecimento e consequentemente fundir o motor.

líquido de arrefecimento é composto de uma mistura de água destilada com aditivos antioxidantes, que previnem a corrosão dos elementos metálicos do sistema, anti-congelantes, que previnem a formação de cristais de gelo quando o líquido atinge aproximadamente 0ºC, e consequente aumento interno de pressão, e em alguns casos mais específicos algicidas, que previnem o desenvolvimento de algas ou antibacterianos. Sua função é efetuar a troca de calor, ele ganha calor quando passa pelo motor e perde calor ao passar no radiador.

Fique de Olho Vivo em nosso site, matérias semanais contando as melhores novidades do mercado automobilístico e também dicas incríveis para você cuidar do seu carro! Nós amamos o seu veículo tanto quanto você. 

Vai comprar seu carro? Já comprou? Confira os serviços que nós oferecemos para você.

 

Olho Vivo Vistorias para você

Já comprou o seu carro? Faça conosco a Vistoria de Transferência, que é necessária para os tramites de transferência e regularização do seu veículo. Quer assegurar que fará a compra ideal? Faça conosco a Vistoria Preventiva/Cautelar é mais segurança para que você não adquira um carro double ou com adulterações nas numerações do chassi, motor, cambio ou pontos de identificação. Traga ele para a Olho Vivo Vistorias que analisaremos para você!

 

Sobre a Olho Vivo Vistorias

Em 2008, uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) estabeleceu novos critérios para a realização de vistorias de regularização e transferência de veículos automotores. Com o objetivo de atender à demanda proveniente da regulamentação e do aquecimento no comércio de veículos, nasceu a Olho Vivo Vistorias, uma rede de franquias prestadoras de serviços na área de vistorias automotivas.

Com sede em São José do Rio Preto (SP), a Olho Vivo Vistorias atua no mercado de franquias há seis anos e foi fundada por profissionais com larga experiência no segmento e em franchising, responsáveis pelo posicionamento, expansão e consolidação de grandes marcas em todo país. Possui cinco unidades próprias, além de 130 unidades franqueadas, atendendo mais de 300 municípios por todo o Brasil. A empresa tem certificação ISO 9001:2008 e sistema de franchising consolidado, além de ser filiada a ABF (Associação Brasileira de Franchising).

 

Texto: Laura Silva Ratto Soares

Fotos: Internet