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Confira dez dicas para cuidar da saúde no trânsito


Os congestionamentos das grandes cidades acabam com o bom humor de qualquer um. E, além disso, também interferem na saúde.

Dirigir diariamente no trânsito lento pode provocar dores crônicas na coluna e nas articulações, além de piorar varizes. "É comum vermos hoje em dia pessoas que passam cerca de três horas seguidas na direção. Esse fator pode ser muito prejudicial, especialmente para quem não possui o hábito de praticar exercícios físicos regulares", disse o ortopedista Douglas Rocha Russo, do Hospital São Luiz, de São Paulo. O tempo ideal para permanecer no veículo é de, no máximo, 50 minutos.

Para auxiliar no alongamento dos músculos e ativar a circulação, o médico sugere 10 medidas simples. Confira abaixo:

Para dirigir

  1. Coloque uma pequena almofada para apoiar a coluna lombar, se o encosto do carro não tiver regulagem para essa parte do corpo;
  2. Evite deixar a cabeça muito abaixada e para trás;
  3. Segure o volante com os braços levemente flexionados. Relaxe os ombros. Assim, a musculatura do pescoço não fica tensionada;
  4. Apoie os calcanhares no assoalho do veículo, para evitar sobrecarga da coluna lombar. Pela mesma razão, os joelhos devem estar no nível dos quadris ou acima;
  5. Ajuste o banco de modo que, mesmo quando estiver pressionando os pedais, os joelhos continuem um pouco flexionados.

Quando o trânsito estiver parado

  1. Estique e flexione os pés e os tornozelos, para melhorar a circulação;
  2. Puxe o joelho em direção ao tórax, ao lado do volante;
  3. Eleve os braços, coloque-os por trás da cabeça, alongue ombros e cotovelos, flexione os punhos;
  4. Para alongar a musculatura que sustenta as vértebras, projete-se para frente, abraçando o volante;
  5. Empurre a cabeça para a direita e a esquerda, o que diminui dores no pescoço.

Fonte da Matéria: terra.com.br

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