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Pesquisa do Sebrae aponta o franchising como melhor opção para o crescimento das empresas


Há empresas que perceberam oportunidades de mercado para expandir, tem uma estrutura adequada para expandir e estão preparadas para novos desafios. Porém, segundo o Sebrae, ainda não decidiram qual modelo de negócio pretendem seguir, o qual pode ser por meio de unidades próprias ou sistema de franquias.

De acordo com o Sebrae, transformar sua empresa em uma rede de franquias consiste, essencialmente, em contar com empreendedores que compartilham do seus sonhos e objetivos. Trata-se de um modelo de expansão que oferece muitas vantagens, sobretudo para os empreendimentos de pequeno porte, que raramente têm condições de crescer apenas com recursos próprios.

Entre as vantagens oferecidas pelo modelo de franchising, as principais são agilidade e economia. O Sebrae afirma que com franqueados comprometidos e um bom suporte oferecido pelo franqueador, é possível realizar o sonho de expansão por meio do franchising em menos tempo que por unidades próprias. Com isso, vários custos, como a locação de um ponto e as ações de marketing, passam a serem assumidos pelos franqueados ou divididos com o franqueador.

 

Vantagens do modelo de franquia

Te tranquilidade na administração é outra vantagem das redes de franquias. Ao se tornar um franqueador, a empresa não contará apenas com funcionários contratados, mas com empreendedores – donos de seus próprios negócios que, assim como a empresa, investiram tempo e dinheiro. Ou seja, o comprometimento com os resultados é de outra ordem.

Vale destacar também que neste modelo de expansão, as empresas passam a ter aumento do poder de negociação. Com novas unidades, o volume de compras será bem maior, o que permitirá a redução dos custos praticados por fornecedores.

 

Pontos de atenção

O Sebrae ressalta que, embora que o capital investido seja menor, a atenção dedicada a todo o processo deve ser total. É essencial que a empresa cuide de preservar sua cultura organizacional e acompanhar a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos e, claro, do atendimento ao cliente.

Para isso, é importante também ter muito cuidado para garantir a unidade da marca, que deve permanecer sempre a mesma, transmitindo os mesmos valores onde quer que esteja.

 

Planejamento é primordial

Como se vê, a franquia exige um sistema de gestão mais complexo. Isso sem falar que o franqueador fica exposto aos atos dos franqueados, inclusive do ponto de vista jurídico. Por isso, o sucesso desse modelo de negócio também depende do planejamento.

Transformar um negócio em rede de franquias exige metas muito bem estabelecidas, assim como o detalhamento dos caminhos para atingi-las. Não basta vender a franquia: é preciso assumir total controle dos processos, para conquistar a credibilidade da rede, além de acompanhar de perto o desempenho das unidades.

Fonte: Sebrae e Franchising Store

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